fbpx

O Designer que habita em nós, Criatividade e autoconhecimento na decoração

Fábio Galeazzo apresenta tema inédito e desafia limites habituais da decoração com olhar provocativo sobre o real significado de se sentir em casa.

Durante a pandemia, o isolamento nos fez refletir sobre nossas casas. Desde então, o gosto por decoração e design de interiores só se ampliou. Mas afinal o que nos faz investir tanto tempo, atenção e dinheiro na escolha de objetos, elementos ou peças de mobiliário para nossas casas? Por que decoramos?

Para responder as perguntas, o designer de interiores premiado internacionalmente Fábio Galeazzo escreveu “O designer que habita em nós”, obra que agora lança pela editora Senac. O livro explora a construção simbólica entre nossa maneira de habitar e a psiquê, convidando cada um a refletir sobre temas como colaboração, amor, sustentabilidade, beleza, eco centrismo e até mesmo nossa relação com o cosmos.

Por meio de uma linguagem fluída, Fábio sugere caminhos e inspirações para que o leitor desperte seu senso crítico e estético e faça da decoração algo mais do que uma ação limitada a ideias prontas. Assim, o ato de decorar se torna uma ferramenta de conexão interior, cuja matéria prima são nossas histórias e identidade, expressas por meio de móveis e objetos.

“A casa é o espaço físico, a área em que moramos, delimitada por paredes. Mas ela é também a extensão do nosso corpo, é parte de nós – o mundo em que vivemos. Interiorizada, ela nos acompanha em nosso caminho pela vida’”, escreve.
A decoração, por isso, parte muitas vezes de memórias e afetos, de itens que nos relembram a infância ou bons momentos. “Existe um diálogo interno perene entre a casa que habita cada um de nós e o lugar onde de fato moramos, algo que é estabelecido em nossos primeiros anos de vida”, diz o autor, cuja inspiração para o livro partiu de uma pesquisa de mestrado iniciada após uma viagem à China. “Lá respondi diversas vezes sobre a relação das pessoas com suas casas. Isso ficou na minha mente e me levou a um novo olhar para a decoração: o design de interiores como uma jornada interior, que vai além do hedonismo e do viver bem e possibilita um mergulho em si mesmo”, explica.
Alicerçado em referências bibliográficas das áreas de antropologia, arte, arquitetura, criatividade, design, empreendedorismo, geografia, filosofia, história, psicologia e neurociência, o livro promove o resgate de sentimentos esquecidos e por vezes desconhecidos a respeito da casa, ao mesmo tempo que questiona valores de consumo. Para Fábio, decoramos pelo desejo de mudança, pelo prazer de nos expressarmos criativamente no mundo e pelos benefícios da experiencia estética que nos propicia autoconhecimento.

“Em meu trabalho com clientes, testemunho como cada etapa na transformação de uma casa explicita ou desencadeia processos profundos de resgate de sonhos e de histórias, que permitem aos moradores expressar sua criatividade e personalidade e moldar ambientes à sua verdadeira essência”, conta Fábio. “Nesse processo, eles se tornam mais livres, bem-humorados e seguros de si”, resume.

 

 

Serviço:

“O designer que habita em nós”, Editora Senac

 

Onde comprar:
Amazon.com.br ou https://www.editorasenacsp.com.br/livro/designer-habita-em-nos

 

Sobre Fábio Galeazzo

Fabio Galeazzo é designer de interiores e pesquisador independente das interfaces de conexão entre pessoas e ambientes. Mestre em criatividade e inovação pela Universidade Fernando Pessoa de Portugal, tem MBA em Design Estratégico pela ESPM/SP e pós-graduação em Psicologia Transpessoal pela Unipaz/SP. É consultor nas áreas de bem-estar, beleza, decoração e mobiliário. Seu estúdio de design de interiores e desenvolvimento de produtos foi destacado entre os 100 escritórios criativos mais importantes da America Latina pela revista Architectural Digest. Recebeu o Prix Versailles Continental, prêmio francês chancelado pela Unesco que aponta os profissionais de design de interiores que atuam em prol do desenvolvimento sustentável. Representou o Brasil na Braderie de l’Art (BDA), maior festival de reciclagem do mundo, na França.

Follow
...

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Open chat